Como fazer intercâmbio sendo pobre

Quando contei para as pessoas que eu iria fazer um intercambio de 1 ano na Irlanda, imagino que algumas delas pensaram que eu tinha dinheiro (KKKKKKKKKKKKK).

Infelizmente, a realidade é bem outra. Juntei grana por um tempo considerável (mais de 1 ano, diga-se de passagem) e agora vim aqui dar essas dicas para quem, assim como eu, não nasceu com a bunda virada pra lua do dinheiro, mas mesmo assim, também é filho de de deus e merece um tempinho fora:

  1. Fale com sua família

E não é pra pedir dinheiro, tá? Vale chamar uma reunião das pessoas que moram com você (pai, mãe, tia, avó, cunhada, sei lá) e falar que tá rolando esse plano na sua cabeça e que vai ter ai umas economias da sua grana pra isso. Fala com jeitinho, assim, eles podem te livrar de alguma conta, te livrar de pagar a pizza no domingo, essas coisas.

  1. Economiza, porra!

Sabe aquela balada de sábado a noite? Esquece. Sabe pagar aquela breja pro seu amigo de vez em quando? Esquece também. Sabe aquele videogame novinho que você queria? Então… já era.

Pois é. Corta tudo o que der de gastos, tudo mesmo, corta até a compra de cuecas novas se der, viu? Faça uma planilha no Excel, planeja quanto tempo tem até a viagem, quando você terá que juntar, etc.

Essa parte, é a mais importante e não tem segredo, de verdade. Eu juntava MUITO do meu salário e quando comecei e eu era ESTAGIÁRIA. E deu, ok? Não tem desculpa, mesmo, se esforça pra juntar até metade do seu maravilhoso salário todo mês, vai tudo pra poupança.

  1. Tenha amigos legais

Isso é a mesma coisa que falar com a família. É preciso ter amigos que não fiquem no seu pé. Você vai ter que optar por ir em lugares mais baratos,  ou mesmo deixar de sair para juntar dinheiro.

Se for o caso, o legal mesmo seria arrumar uma companhia, assim vocês se ajudam. Tipo academia, se dois vão, fica mais fácil.

  1. Ache alternativas mais baratas dos produtos que você curte

Tênis, roupas, produtos para cabelo, maquiagem. Pra mim isso foi a salvação. Pra que comprar uma base para o rosto de 100 reais se eu posso pagar 30? (ou até menos, ou até, eu preciso disso?). Antes de ir para fora, ainda levaremos uma vida aqui, certo? Então procurar tudo mais barato, para aquelas coisas que não dá pra viver sem, é a solução.

  1. Queira muito, mais muito mesmo, viajar!

A vontade de conhecer um país novo, uma cultura nova e se arriscar tem que ser muito forte. Viajar não é nada dessa mil maravilhas que falam por ai. Se o caso for de ser pobre (classe media sofrida no caso) igual a mim, vai ter que ralar muito para conseguir a grana, que não é pouca. E tudo vai estar apenas começando aqui, tem que ter disciplina, determinação e força de vontade.

Deixe um comentário